segunda-feira, 15 de abril de 2013

Conspiração, Dan Brown [Opinião]



Sinopse: 

O Presidente Zachary Herney está a lutar por uma duríssima reeleição. O seu opositor, o Senador Sedgwick Sexton, é um homem com amigos poderosos e uma missão: privatizar a NASA e reduzir as suas despesas. O Senador tem numerosos apoiantes que beneficiarão com a mudança, especialmente depois do embaraçoso episódio de 1996, em que o governo de Clinton foi informado pela NASA de que havia provas de existência de vida noutros planetas.

Lutando para sobreviver a uma série de erros que ameaçam a sua imagem política, a NASA faz uma descoberta atordoadora: um estranho meteorito enterrado no Árctico. O Presidente é informado de que o objecto encontrado vai ter implicações determinantes no programa espacial americano. Contudo, dada a reputação vacilante da agência espacial norte-americana, será a descoberta válida ou não?

Rachel Saxton, uma investigadora dos Serviços Secretos da Casa Branca, é destacada para confirmar a autenticidade do achado. Rachel tem como missão resumir relatórios complexos em notas de uma página. Neste caso o Presidente precisa dos seus dados antes da última declaração que fará ao povo americano e que será decisiva na sua reeleição.

Acompanhada por uma equipa de especialistas, incluindo o carismático oceanógrafo Michael Tolland, Rachel descobre o impensável: provas de um embuste científico, de uma cilada que ameaça mergulhar o mundo em controvérsia. Mas antes de conseguir contactar o Presidente, Rachel e Michael são vítimas de uma perseguição sem tréguas ao longo do Árctico, refugiam-se num submarino nuclear e acabam por ser aprisionados num pequeno barco na costa de New Jersey, enquanto a capital norte-americana ferve de expectativas relativamente a mais uma fraude científica e os ânimos se exaltam nas antecâmaras do poder no interior da ala esquerda.

Aclamado pela mestria e genialidade com que relaciona História, Ciência e Política, Dan Brown destaca-se num novo romance em que nada é o que parece e ao virar de cada página nos espera uma fabulosa surpresa.


Opinião:

Surgiu numa troca de livros e já há algum tempo que tinha este livro na estante à espera de ser desfolhado. Comecei esta leitura nos finais do mês de Março mas não consegui terminar a tempo e então este 'Conspiração' acompanhou-me nas leituras que iniciaram o mês de Abril e como podem ver pela data, precisei de mais 15 dias para o ler... já vão perceber porquê.

A primeira vez que li Dan Brown (Código Da Vinci) encontrava-me a viver na Suiça. A minha aventura pela terra do queijo e dos chocolates... adiante... Adorei o livro. Andava comigo para todo o lado. Li em casa, na rua, no comboio... Foi daquelas leituras mesmo gulosas. Página atrás de página e no fim uma bela de uma ressaca e quando peguei neste 'Conspiração' preparei-me para mais do mesmo e mergulhei profundamente. Mas em vez de um mergulho perfeito e elegante com uma sublime entrada na água o que aconteceu foi mais estilo 'chapão'.

A história deste tanto me despertou a curiosidade como de repente quase me fez adormecer com tanto termo técnico e especifico. Palavreado usado por geólogos, petrólogos, oceanólogos, entre outros que em vez de me elucidarem sobre o tema me causaram antes uma enorme confusão.

O tema abordado, o envolvimento da NASA (uma entidade conhecida mundialmente) a presidência dos E.U.A , a revelação de alguns segredos sobre a forma como funciona a Casa Branca e o facto de os capítulos serem super pequenos (na generalidade cerca de duas a três páginas por capitulo) foram alguns dos pontos a favor e que me ajudaram a querer saber mais sobre a tal conspiração. 

Quanto aos personagens principais, Rachel e Michael, no seu desenvolvimento singular foram personagens concisas e bem estruturadas. Quanto ao romance e desenvolvimento conjunto de ambas, penso que a entrada em cena falhou o timing. Teria enriquecido a história se não tivesse chegado tão tarde. Em suma, as últimas 100 páginas valem pela história em si.

Boas leituras,
(14 Abril de 2013)







4 comentários:

  1. :) foi uma história que não me ficou na memória. Já li há muitos anos! Nunca mais consegui ler nenhum dele. Li Anjos e Demónios, O Código e este :)

    adorei a dica do mergulho vs chapão :P nice!

    ResponderEliminar
  2. (vou ser presunçosa)De vez em quando até que me saio bem! Hehehehe xD

    ResponderEliminar
  3. Nunca li este mas já alguém tinha-me dito que era o melhor dele. Parece que não:P Beijos e excelente review

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina, por acaso enquanto fui lendo algumas pessoas foram-me alertando para o facto de este não ser nada de especial quando comparado com outros títulos dele. Mas como tudo, gostos são gostos e eu levei a leitura até ao fim para tirar as minhas conclusões. Gostei do tema, mas não foi tão viciante.
      Beijinho

      Eliminar