terça-feira, 9 de abril de 2013

A Bruxa de Oz (Trilogia de Oz #1) Gregory Maguire [Opinião]


Sinopse:

Um dos melhores romances de fantasia de sempre. Para guardar na estante entre a Alice no País das Maravilhas e O Senhor dos Anéis.

Quando Dorothy triunfou sobre a Bruxa Má do Oeste no clássico O Feiticeiro de Oz, de L. Frank Baum, apenas conhecemos a sua versão da história. Mas, afinal, quem era esta misteriosa Bruxa? De onde veio? Como se tornou tão malvada? E qual é, então, a natureza do mal?
A Bruxa de Oz conta a história de Elphaba, uma menina de pele verde, insegura, rejeitada tanto pela mãe como pelo pai, um pastor reaccionário. Na escola ela também é desprezada pela sua colega de quarto Glinda, a Fada Boa do Norte, que só quer saber de coisas fúteis: dinheiro, roupas, jóias. Neste contexto, ela descobre que vive num regime opressor, corrupto e responsável pela ruína económica do povo. Elphaba decide, então, lutar contra este poder totalitário, tornando-se na Bruxa Má do Oeste, uma criatura inteligente, susceptível e incompreendida que desafia todas as noções preconcebidas sobre a natureza do bem e do mal.
Gregory Maguire cria um mundo de fantasia tão fértil e vívido que Oz nunca mais será o mesmo.

Opinião:

Tenho tanta coisa a dizer sobre este livro que nem sei por onde começar. Ok, talvez pelo inicio seja um bom principio. Mas qual é o inicio? (Que confusão)

Para vos situar, devo dizer que este foi a minha primeira escolha do mês de Março. Peguei nele, comecei a ler no primeiro dia do mês e quase que o terminava no último dia. Talvez estejam a pensar: isso aconteceu porque o livro não é bom. Não puxou pela leitura desenfreada e gulosa que normalmente acontece quando gostamos muito de um livro. Quando a narrativa nos prende e damos por nós a devorar páginas atrás de páginas. Sim, isso é o que normalmente acontece com os livros que gosto. No entanto, a magia deste livro é tanta que me afectou de uma outra forma. 

Um capitulo desta obra tem o mesmo peso que trezentas de muitos outros livros que li de uma assentada. 
A carga que ele transmite é tão grande que não poderia ser lido a correr. Cada capitulo, cada passagem, cada descoberta e cada mistério tiveram de ser lidos e absorvidos para que a história fizesse sentido, o que tornou a leitura muito mais lenta e, no entanto, super interessante. 

As parábolas presentes de inicio a fim da história, sobre o bem e o mal, a existência ou não de um único Deus? O destino, se existe ou não um traçado para cada um de nós? A percepção de determinados assuntos sobre vários pontos de vista de diferentes pessoas de diferentes idades, faz com que, quase como que por magia, pensemos nesses mesmos aspectos e enquanto estamos a ler estamos a reflectir nas mensagens que 'A Bruxa de Oz' nos transmite.  

De todas as personagens Elphaba foi aquela que brilhou praticamente do inicio ao fim da história. Toda a sua personalidade única. O seu raciocínio. A sua presença, a sua capacidade de se destacar e não só pela sua cor verde. Ela conquistou-me e tenho certeza que é uma daquelas personagens que ficará para sempre num cantinho especial do meu coração.

(Obrigada Diana por me teres falado do livro com tanto entusiasmo o que acabou por me levar a comprá-lo, a lê-lo e felizmente a adorá-lo. Obrigada amiga.) 

Ainda assim alerto para o facto de este livro ser daqueles que ou se ama ou se odeia. Devido à sua carga literária acredito que não conseguirá ser lido por toda a gente. Àqueles que não conseguirem ler à primeira, não desistam. Talvez num outro dia, num outro ano, com outro espírito consigam entrar no maravilhoso mundo de 'A bruxa de Oz.'. Eu tenho já na minha estante o segundo livro desta trilogia, possivelmente fará parte das leituras do próximo mês.

Em Portugal já está disponível a trilogia de Oz de Gregory Maguire. Os livros são os seguintes:




Boas leituras,
(24 de Março 2013)





4 comentários:

  1. Eu tenho estes três livrinhos por ler na minha estante!!! Estes e mais alguns que estão na minha lista de não lidos! Falta-me tempo :)

    ResponderEliminar
  2. Tempo! Quase tão escasso como os euros ;)

    ResponderEliminar
  3. Precisava de 6 meses de férias para pôr as leituras em dia!!!

    ResponderEliminar
  4. Ola meninas. Fiquei muito empolgada com os posts de vocês massss triste poia não achei a trilogia nas livrarias. Podem me indicar?

    ResponderEliminar