sábado, 6 de abril de 2013

A escola nocturna (Série Escola Nocturna #1) C.J. Daugherty [Opinião]

Sinopse:

Não Confie em Ninguém…

O mundo de Allie Sheridan está a desmoronar-se. O seu irmão fugiu de casa. A sua relação com os pais é problemática. Até porque ela acaba de ser presa mais uma vez!

Desta vez foi demais. Os pais decidem que é tempo de a enviarem para bem longe dos seus amigos e Allie é transferida para uma Academia interna bem longe de Londres. Mas na sua nova escola, Allie apercebe-se de estranhas actividades, por um grupo secreto do qual fazem parte os estudantes da elite. Até que certa noite um pequeno incidente desencadeia uma cadeia de acontecimentos cada vez mais estranhos e violentos. Allie percebe então que a Academia Ciméria não é o que parece ser. Mais inacreditável ainda, ela própria também não é exactamente aquilo que sempre pensou ser! 

A Escola Nocturna é o primeiro e empolgante episódio de Allie Sheridan na misteriosa Academia Ciméria e pelo sucesso internacional que já atingiu, promete muito mais aventuras daqui em diante.

Opinião:

Este livro, com uma capa que me suscitou muita curiosidade está inserido na categoria de literatura juvenil. (Por isso, malta teen, este é para a vocês.)

'A Escola Nocturna' conta-nos a história de Allie Sheridan. Uma adolescente problemática  que após ter sido apanhada em flagrante delito a vandalizar a escola, juntamente com alguns amigos, os pais decidem tomar medidas e encaminham-na para a Academia Ciméria, uma espécie de colégio interno.


Nesta academia, Allie conhece novas pessoas, rapazes e raparigas e sujeitasse às regras duras da academia e à carga de trabalhos escolares diários que lhe ocupam grande parte do seu tempo, mas que, no entanto, não a impede de continuar a meter-se em algumas confusões. Entre elas: um homicídio que é apontado como suicídio de uma colega. A descoberta da sua ligação à Academia Ciméria e também, as revelações sobre o que é afinal a Escola Nocturna e os problemas que isso implica não vão abandonar a vida da adolescente Allie.


Esta história é interessante. Gostei do mistério que a vai envolvendo, a determinado momento apercebemos-nos de que estamos perante uma espécie de thriller, no entanto, a personagem Allie, que nos começa a ser descrita como uma adolescente problemática e irreverente  na verdade não é assim tão problemática quanto isso. A autora descreve o seu comportamento, mas ao analisa-lo a Allie não fez, ao longo da narrativa, nada do que se espera que uma adolescente problemática faça. (Pelo menos na minha definição de adolescente problemática). Esperava algumas 'birras', umas cadeiras pelo ar, uns castigos, mas a verdade é que a Allie tem um comportamento exemplar, talvez até demais para quem foi confinada a uma escola que funciona como internato.


No entanto, e ainda bem, tem pormenores que vão fazer as delicias de quem não resiste a uma história de amor. Nada com muito 'picante', visto que a história está dirigida aos teenagers mas não deixa de ser interessante os amores e desamores na vida de uma adolescente.




Algumas curiosidades sobre a autora :

C. J. Daugherty , actualmente escritora e editora, trabalhou como redatora no Dallas Morning News e no New York Times. Vive em Surrey, no sul de Inglaterra com o marido.

O livro foi editado e publicado pela Editora Objectiva/ Alfaguara e a capa, com a excepção do titulo que foi traduzido para português, é exactamente igual à original. O segundo volume tem como título original 'Night School: Legacy' e o terceiro 'Night School: Fracture'.


Deixo AQUI o link da página oficial da autora para os mais curiosos. Quanto a futuras publicações por terras portuguesas, ainda não há novidades.





Boas leituras,

(28 de Fevereiro 2013)





1 comentário: