segunda-feira, 8 de abril de 2013

Academia de Vampiros (Série Academia de Vampiros #1) Richelle Mead [Opinião]


Sinopse: 


Lissa Dragomir é uma princesa Moroi - um vampiro mortal com um laço inquebrável com a magia da Terra - e deve por isso ser protegida dos Strigoi, os vampiros mais ferozes e mais perigosos - os que nunca morrem. Rose Hathaway, a melhor amiga de Lissa, é uma Dhampir - nas suas veias corre uma poderosa mistura de sangue de ser humano e de vampiro. Rose tem como missão proteger Lissa dos Strigoi, que tentam por todos os meios tornar Lissa uma deles. Após dois anos de uma liberdade proibida, Rose e Lissa são apanhadas e arrastadas de volta à Academia São Vladimir, escondida nas profundezas da floresta de Montana. Aí, Rose deverá continuar a sua educação de Dhampi, enquanto Lissa será educada para se tornar a rainha da elite Moroi. E ambas voltam a quebrar corações na Academia. No entanto, é dentro dos portões de ferro de São Vladimir que a segurança de Lissa e Rose está mais ameaçada. Os horríveis e sanguinários rituais dos Moroi, a sua natureza oculta e o seu fascínio pela noite criam um enigmático mundo repleto de complexidades sociais. Rose e Lissa vêem-se forçadas a deslizar por este perigoso mundo, resistindo à tentação de romances proibidos e nunca baixando a guarda, ou os Strigoi farão de Lissa um deles para a eternidade...

Opinião:

Este livrinho chegou até mim no final do Verão do ano passado numa troca e desde que aterrou na minha estante ficou lá, quietinho e sossegadinho até eu me lembrar dele. Pois! Já sei, já sei... o que eu estava a perder! (Shame on you, Soraia!) Já não me lembrava de ler uma história sobre vampirinhos e soube-me tão bem!

O livro retrata a história de uma academia que acolhe dois tipos de classes: os Moroi que são vampiros e os Dhampir que são humanos ou mestiços que têm como principal objectivo formarem-se guarda-costas dos Moroi. 

Rose é uma Dhampir e é também a personagem que dá voz e nos conta toda a história. Ela é também a melhor amiga da princesa Lissa que é Moroi e as duas guardam um segredo que as coloca em sarilhos e que as obriga a fugir da academia. No entanto, a fuga não dura por muito tempo e acabam por ser encontradas e recambiadas de novo à academia, onde a acção principal da história acaba por se desenrolar. Com amores e desamores. Conflitos sociais. Mentiras e atentados, que vão servir de palco ao iniciar desta série.

De todos os personagens, tenho de destacar dois que fizeram de mim uma fã: Rose, adorei o seu magnifico humor. Ela é divertida e desbocada, sincera. Uma verdadeira amiga. A sua presença faz com que nos atiremos de cabeça ao livro e o leia-mos de uma assentada. (Foi o que aconteceu comigo)A outra personagem é masculina, fria e distante, com um Dark Side fofinho e irresistível. (Oh simmmm, para quem conhece a série, já sabem quem é?) Christian Ozera. 

No entanto reparei que, durante o livro, me fui apercebendo das constantes repetições de certas palavras que acabaram por me deixar um pouco confusa. 'Porém' e 'todavia' estão constantemente a ser usadas durante a obra e a quebrar o raciocínio exposto pela personagem ou personagens. (É caso para dizer: não havia necessidade.)

Gostei da história! Tanto que já providenciei a compra do segundo livro da série o ' Beijo Gelado' (Para minha sorte, sim, de vez em quando essa senhora faz o favor de me visitar, consegui este menino por 6€. Um livro usado mas em muito bom estado, como novo e a mais de metade do preço.)


Livros já disponíveis em Portugal:






Boas leituras,
(22 Março 2013)




Sem comentários:

Enviar um comentário