terça-feira, 30 de abril de 2013

O Êxtase de Gabriel (Série Gabriel #2) Sylvain Reynard [Opinião]

Sinopse:

O professor Gabriel Emerson envolveu-se numa paixão escaldante e clandestina com a sua ex-estudante, Julia Mitchell. Ao levá-la para umas férias românticas em Itália, inicia-a nos deleites sensuais do corpo e os êxtases do sexo. Mas ao regressarem, vêem a sua felicidade ameaçada por uma conspiração de estudantes, pela instituição académica e por um antigo amante ciumento. Quando Gabriel for finalmente confrontado pela administração da Universidade, irá sucumbir ao destino de Dante? Ou irá lutar para manter Julia, a sua Beatriz, para sempre?


Opinião:

Sabem de uma coisa que me tenho apercebido? Quando estou à espera que uma novidade literária chegue ao mercado e a vou buscar de imediato, com a ânsia toda de a ler porque se calhar o meu mundo acaba se não o fizer, o livro acaba sempre por ficar aquém das expectativas.

(Pode ser impressão, mas juro-vos que é o que me tem acontecido).

No entanto, como o êxtase de Gabriel fiz de maneira diferente. O livro chegou ao mercado e eu só o li passado quase um mês. A poeira assentou. As expectativas estabilizaram e a leitura foi feita devagar, devagarinho.

(Ok, esta parte já foi mais preguiça do que outra coisas mas… adiante).

Então, relativamente ao livro que é o que interessa, vamos por partes. Duas partes.

A capa: os responsáveis pela publicidade e marketing continuam a insistir na comparação desta história com as 50 Sombras! Amiguinhos, não tem nada a ver! Mas é que nem de longe, nem de perto.

A história: Sylvain Reynard neste segundo livro mostra-nos e aborda a parte altruísta da relação de Julia e Gabriel. Assim como continua a mostrar-nos as guerras que tanto um como outro continuam a travar para vencerem os seus demónios. Este segundo livro tem uma carga de tristeza e dor maior que o outro. Pelo menos foi o que eu senti.

Senti também alguma confusão em determinadas passagens. Como se as acções estivessem forçadas a acontecer. Não me senti fluir por elas como o que aconteceu grande parte da narrativa e esperava mais desenvolvimento na parte da conspiração (tenho impressão que a ideia não foi muito bem explorada).

Contudo continuamos no mesmo registo. Um bonito romance, com os seus altos e baixos. A relação deles a avançar progressivamente.

Sei que a maioria das opiniões que vi postadas noutros blogs não gostaram tanto deste segundo livro, no entanto e para não variar, eu gostei. Gostei mais do primeiro, é certo, mas este segundo também está muito bom.

(Sou do partido do contra, que posso fazer?!)




Boas leituras,
(30 Abril 2013)




Sem comentários:

Enviar um comentário