segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O símbolo perdido (Robert Langdom #3) Dan Brown [Opinião]

Sinopse:

Washington, D. C.: Robert Langdon, simbologista de Harvard, é convidado à última hora para dar uma palestra no Capitólio. Contudo, pouco depois da sua chegada, é descoberto no centro Rotunda um estranho objecto com cinco símbolos bizarros. 
Robert Langdon reconhece-os: trata-se de um convite ancestral para um mundo perdido de saberes esotéricos e ocultos. 
Quando Peter Solomon, eminente maçom e filantropo, é brutalmente raptado, Langdon compreende que só poderá salvar o seu mentor se aceitar o misterioso apelo. 
Langdon vê-se rapidamente arrastado para aquilo que se encontra por detrás das fachadas da cidade mais poderosa da América: câmaras ocultas, templos e túneis. Tudo o que lhe era familiar se transforma num mundo sombrio e clandestino, habilmente escondido, onde segredos e revelações da Maçonaria o conduzem a uma única verdade, impossível e inconcebível. 
Trama de história veladas, símbolos secretos e códigos enigmáticos, tecida com brilhantismo, O Símbolo Perdido é um thriller surpreendente e arrebatador que nos surpreende a cada página. O segredo mais extraordinário e chocante é aquele que se esconde diante dos nossos olhos…

Opinião:

Ainda me lembro do sentimento que o primeiro livro de Dan Brown despertou em mim. Estava eu algures na terra do queijinho e do chocolate *.*  perdida entre as montanhas pintadas de branco com um livrinho de nome 'O Código Da Vinci' quebrava a monotonia dos dias gelados da Suiça e me levava a viajar pelas tramas inigualáveis daquela história. 

Foi e é dos meus livros preferidos, no entanto também já tive a experiência oposta com o autor. No livro 'A Conspiração' pensei que ia morrer de tédio. Excessos de detalhes, muitas descrições sobre temas que não lembra ao menino Jesus... enfim, uma experiência menos boa e confesso que estava reticente com este pequeno aqui. Felizmente tive uma agradável surpresa. 

Em 'O símbolo perdido' voltamos à trama intensa e suspense ao virar de cada página desta vez a mergulhar intensamente no seio da sociedade Maçónica e todos os seus segredos. Dan Brown continua a oferecer pensamentos, descrições e uma história provocante que nos obriga a embarcar na história e a viver quase em primeira pessoa as emoções vividas pelo professor Robert Langdom e a sua capacidade incomum para desvendar o impossível.

Gostei dos capitulos pequenos, com não mais de quatro a cinco páginas por capítulo. Parece que não mas quando um livro tem uma história cativante e está neste 'formato' a leitura voa. Gostei bastante das personagens: das principais e das secundárias. Das que sobreviveram até ao fim do livro e das que morreram pelo caminho. Dos desenlaces e twists da história. Adorei 'rever' o professor Robert Langdom (não parei de pensar no Tom Hanks durante toda a leitura).

É um livro cheio de suspense e violência, mortes assustadoras e incrivelmente credíveis. Um mix de sentimentos e revelações que prende o leitor. 

3* Foi a minha cotação ao livro no Goodreads.

Recomendo,

Boas leituras.



1 comentário: