segunda-feira, 13 de maio de 2013

O beijo das sombras (Série Academia de Vampiro #3) Richelle Mead [Opinião]


Sinopse: 

A Primavera chegou à Academia de São Vladimir, e Rose Hathaway está quase a graduar-se. Chegou também o momento em que Rose tem de lidar com os seus pensamentos cada vez mais sombrios, o seu comportamento errático, e pior que tudo, ela acha que anda a ver fantasmas... Tudo isto porque teve de matar os seus primeiros Strigoi. 
E enquanto Rose põe em dúvida a sua própria sanidade mental, novas complicações se avizinham: Lissa recomeça as experiências com a sua magia, o seu inimigo Victor Dashkov pode ser posto em liberdade, e a relação proibida de Rose e Dimitri aquece mais uma vez. Mas quando uma ameaça mortal que ninguém podia prever transforma todo o seu mundo, Rose terá de arriscar a própria vida e escolher entre as duas pessoas que mais ama.


Opinião:

‘O beijo das sombras’ é o terceiro livro da série Academia de Vampiro da autora Richelle Mead e é também o antepenúltimo livro disponível em português porque a editora que detém a sua edição comunicou aqui há tempos que não dariam continuidade à saga. Como se costuma dizer: a ‘Academia de Vampiro’ veio morrer na praia a Portugal, o que é de lamentar. 

E agora o livro.
Continuamos a conhecer e a acompanhar a vida da jovem da damphir Rose Hathaway com o seu estilo descontraído e explosivo. De Lissa, a princesa Dragomir e última da sua linhagem que continua a aprender a lidar com o seu elemento. Com Christian Ozera, namorado de Lissa e ovelha negra da realeza devido à ‘herança’ que os seus pais lhe deixaram quando se decidiram passar para o lado do inimigo. Adrian Ivashkov, sobrinho-neto da rainha e detentor do mesmo elemento de magia que Lissa e um humor delicioso e claro Dimitri Belikov, guardião e eterno amor de Rose. 

Desta vez a minha cotação no Goodreads baixou uma estrelinha (podem ver aqui). Porque se tive momentos em que devorei as páginas também tive outros em que parecia que a narrativa nunca mais chegava ao fim. Se dei algumas gargalhadas com os diálogos (principalmente aqueles onde Adrian estava incluído) também tive outros momentos em que praticamente passei pelas brasas de olhos abertos. 

Mas o que me desiludiu mesmo, mesmo, (e aqui sou obrigada a fazer uma coisa que detesto que é SPOILAR porque não encontro forma de explicar o que senti) foi o excesso de velocidade com que a cena de amor da Rose e do Dimitri aconteceu.





(Oh pa! Juro que li três vezes a passagem! o.O ) Eu estava à espera deste momento há 2 livros e meio e então a cena proibida, romântica, amorosa e picante e coise e tal acontece numa página?! Fiquei triste. Tenho dito. O momento deles merecia MUITO mais. O momento foi seco. Foi rápido. Durante 2 livros e meio vemos a Rose falar da sua condição virginal e então chega o momento e ela perde a sua virgindade com o amor da sua vida e nem isso a autora explorou?! Não percebi



Outro aspecto que também me fez não dar mais do que 3* foi pelo facto de estar constantemente a ler expressões brasileiras. Não gosto. Não gosto. Não gosto

O final deste 3º livro tem uma carga emotiva muito grande. Triste. E é desta forma que Richelle encerra mais uma parte da sua série. Apesar de não ter sido dos meus favoritos obviamente que fiquei curiosa para saber o que o destino preparou para a Rose agora que a maioridade chegou e o mundo dela desmoronou quase por completo…


Boas leituras,
12 Maio 2013






4 comentários:

  1. ainda nao li o livro,mas sinceramente 1 pagina somente para algo tao grandioso na vida da rose?!faltou criatividade.

    ResponderEliminar
  2. Concordo absolutamente, faltou efectivamente criatividade para este momento.

    ResponderEliminar
  3. Já li os 4 livros e fiquei com uma valente depressão por não poder comprar os outros 2! que raiva Contraponto!

    ResponderEliminar
  4. Página de fãs da saga Vampire Academy em Portugal! https://www.facebook.com/vampireacademyportugal

    ResponderEliminar