domingo, 30 de junho de 2013

O Circulo do Medo (Saga das Pedras Mágicas #4) Sandra Carvalho [Opinião]


Sinopse: 

Eis a continuação da série A Saga das Pedras Mágicas, da autoria de Sandra Carvalho, uma das primeiras vozes femininas a dedicar-se ao género fantástico em Portugal. Sesimbrense, a autora é uma apaixonada pela escrita fazendo-se acompanhar desde os tempos em que era mais jovem de um pequeno caderno onde sempre regista o seu olhar sobre outros mundos para além da realidade. «Eu posso dizer que passo 24 horas a sonhar. As ideias estão sempre a latejar na minha cabeça», afirma Sandra. E das ideias à obra foi um pequeno passo, agora acessível a uma comunidade vasta de leitores que acompanha o seu trabalho a par e passo. Já no quarto volume, assistimos à conspiração dos senhores da Arte Obscura que não desistem de se assenhorear das Pedras Mágicas da feiticeira Aranwen. Julgando Edwin morto, Edwina, a Rainha do Sol, desposa Igarr, e todos esperam dela um herdeiro que perpetue a linhagem dos reis vikingues. Mas será que mistérios ainda ocultos virão alterar o rumo dos acontecimentos? Poderão, como profetizado, as essências do Sol e da Lua fundirem-se numa só, para darem origem a um Conhecimento superior, como o de um deus?

Opinião:

Este é o 4º livro da Saga das Pedras Mágicas da autora Sandra Carvalho, sob a chancela da editora Editorial Presença. Foi um livro que me foi emprestado pela minha diabinha Ivonne e foi a minha Leitura Tuga de Junho.

O que tenho a dizer-vos sobre este livro? Bom, para já foi a capa de que menos gostei. É muito escura e pouca apelativa.

Quanto à história em si, posso dizer-vos que o modus operandi da autora continua. Demasiada narrativa seguida e poucos diálogos. Demasiadas descrições e referências a coisas que eu como leitora não achei relevante.

Mas o pior de tudo é o facto de mais uma vez a história não 'terminar' por aqui. Já há 2 livros que venho a seguir a história de Edwina e Edwin e ainda não foi desta que tive um ponto final na trama destas duas personagens e confesso que isso me irritou um pouco. Em 300 e tal páginas posso dizer-vos que apenas numas 20 encontrei a magia que me contagia numa leitura.

Positivamente saliento os diálogos (ainda que em pouca quantidade). São absolutamente credíveis e muito interessantes. Foram os diálogos que não me permitiram desistir da história. A minha personagem preferida continuou a ser a Thora (mesmo sendo uma personagem secundária). 

Já tenho o seguinte volume na estante (também ele emprestado pela Ivonne) e espero ler em breve uma vez que apesar de achar a leitura um pouco penosa estou curiosa para saber o final da história do Edwin e da Edwina. Vamos lá ver se neste 5º volume tenho algumas surpresas.

Podem ver aqui a minha cotação no Goodreads.

Boas leituras,
28 Junho 2013




Obs: Leitura Tuga Abril (Desafio lançado pela escritora/autora e blogger Andreia Ferreira no seu blog http://d311nh4.blogspot.pt)

1 comentário: