quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ligação - Opinião by D311nh4


Andreia Ferreira
Administradora do blog D311nh4 
autora da trilogia Soberbas


*


"... Ser "comparada" (entre aspas, porque não é exactamente o que estou a fazer) com autoras deste calibre (SK e Ward) e levar o autor a sentir emoções semelhantes ao que elas despertam é uma honra..."

*

A autora leu J.R.Ward ou Sherrilyn Kenyon? É que se não, aconselho a ler. Durante toda a leitura, o nome destas duas autoras não me saiu da cabeça, tais eram as semelhanças.

Desenganem-se se pensam que isto é uma crítica negativa. Ser "comparada" (entre aspas, porque não é exatamente o que estou a fazer) com autoras deste calibre e levar o autor a sentir emoções semelhantes ao que elas despertam é uma honra.

Onde se verificam as semelhanças? Na irmandade de vampiros; no facto de estes serem diferentes do vampiro tradicional; por serem guerreiros com passados difíceis; na raça inimiga; na entidade feminina soberana; na súbita e instantânea sede de desejo dos protagonistas... Daí a minha ideia fugir para as autoras acima mencionadas.

Mais uma vez, repito: "Isto não é uma crítica negativa!" Mesmo que a autora tenha lido Kenyon e Ward, estas semelhanças não tornam a sua história menos original. Somos todos livres de ir buscar inspiração onde quisermos.

Então onde é que realmente falha? Não diria que falha redondamente na revisão. Já li muitos livros lançados por editoras conceituadas com muitos mais tropeções do que o que este livro apresenta. A escrita da autora é fluída, corrente e proporciona uma leitura leve e rápida.




Falha na escolha do lugar onde se desenrola o enredo. Ora bem, segundo a Wikipedia, os Estados Unidos da América contam com mais de 902 milhões de habitantes. Quantos deles são escritores e quantos deles escolhem a grande maçã, Nova Iorque, para palco das suas aventuras? A mesma fonte indica que Portugal tem cerca de 10 milhões e tal de habitantes. Mesmo se fossem todos escritores e se todos escrevessem sobre o seu país, acredito que se escreveria mais sobre os E.U.A. 

Então, porque se escreve sobre os E.U.A., quando temos um país com paisagens para todo o género de histórias e estórias?! E mais! A autora mora numa cidade com um nível de história enorme! Perdoa-me, Soraia, mas isto é de repreender.

Adiante. Gostei imenso da relação dos irmãos e alguns deles pareceram-me bastante interessantes. Quero muito conhecer a história deles.
O que menos me cativou foi o protagonista deste volume, Leonardo, e os seus impulsos idiotas. Achei-o muito infantil. Jessica até que não me desagradou de todo, mas odeio solenemente quando as personagens tiram ilações erradas e não se dão ao trabalho de perguntar, agindo logo de forma rude e precipitada.

Não senti grande química entre os protagonistas. Acredito que os restantes volumes, se se centrarem nos outros irmãos, irão ser mais do meu agrado.

2.5* Foi a cotação atribuída no Goodreads

Sem comentários:

Enviar um comentário