sábado, 12 de outubro de 2013

Êxtase (Anjos Caídos #4) J.R.Ward [Opinião]




Sinopse:

Mels Carmichael, jornalista do Caldwell Courier Journal, apanha o maior choque da sua vida quando um homem se atravessa à frente do seu carro junto ao cemitério local. Depois do acidente, a amnésia dele é o tipo de mistério que ela gosta de solucionar, mas em breve descobre que o passado é demasiado misterioso... e que está a apaixonar-se pelo estranho. Enquanto as sombras oscilam entre a realidade e o outro mundo, e a memória do seu amante começa a voltar, os dois aprendem que nada está realmente morto e enterrado. Em especial quando se está preso numa guerra entre anjos e demónios. Com a alma em jogo, e o coração de Mels em risco, o que irá ser preciso para salvar ambos?




Opinião:

Êxtase é o quarto livro da Série Anjos Caídos, um conjunto de livros que retratam a disputa entre o bem e o mal, jogada por duas personagens escolhidas pelo próprio Criador em pessoa.
Jim Heron e Devina voltam a encontrar-se e voltam a disputar a alma do último assalto que pertence a Matthias, antigo chefe de Heron nas Forças Especiais e primeira vitória do Demónio.

Matthias desceu ao inferno e conheceu em primeira mão a falta de bom gosto nas decorações de Devina, a sua cueldade e dos seus esbirros que torturam as almas que lá vão parar e os fazem sofrer para a eternidade. No entanto, devido à falta de carácter do Demónio e da falta de honestidade, o Criador decide que Matthias merece uma segunda oportunidade.

Mels Carmichael é jornalista no Caldwell Courier Journal. Perdeu o pai num acidente de carro que o vitimou mortalmente e a sua relação com a mãe também não é das melhores. Procura a reportagem de uma vida que a pode projectar para o mundo dos grandes jornalistas prestigiados mas o futuro reserva-lhe muito mais. Reserva-lhe uma paixão avassaladora e inexplicável que pode muito bem ser descrita como de outro mundo.

Não é novidade nenhuma que sou fã assumidíssima desta autora americana. J.R.Ward figura nos primeiros lugares da minha longa lista de autores cujo trabalho admiro e idolatro. A maneira como cria as suas histórias, a sua forma de escrever, de apresentar as personagens e o seu contexto faz-me literalmente voar daqui de Portugal e aterrar em solo americano apenas com a leitura das suas histórias.

Neste Êxtase voltamos a encontrar personagens já nossas conhecidas dos livros anteriores e que são os peões efectivos deste jogo, como o Heron, Adrian, Cão, Devina e também novas personagens como Mels e Matthias, este último não é propriamente novidade, visto ter aparecido no livro anterior, mas é novidade a sua história, que ficamos a conhecer ao máximo destaque.

A boa disposição continua bem presente nesta série. Os diálogos, respostas, situações apresentadas têm uma boa dose de humor na sua generalidade. As frases e situações são bastante credíveis e possíveis, o que nos leva de imediato a criar empatia com o desenrolar da história.

A carga sentimental também está bastante bem explorada. Ward consegue como ninguém deixar-nos arrepiados ora com emoções fortes, de nos fazer chorar, ora de emoções chocantes de nos querer fazer soltar uns quantos palavrões. A tensão, o amor, a excitação das cenas mais tórridas são impossíveis de não sentir.  

Outro aspecto que eu gosto dos livros desta autora são os exemplos que as personagens delas retratam. Lições de moral adaptadas aos seus seres fantásticos mas que facilmente conseguimos identificar a acontecerem no nosso dia a dia.

Mas claro que todos os livros têm o seu lado menos impressionante. E neste, o que falhou para mim, foi o facto de o tempo de antena de Devina ter sido muito pouco. Não houve aquele confronto, aquela picardia. Aquela guerra entre ambos. Não vi o Demónio a aliciar, a fazer trinta por uma linha para conseguir levar a sua missão a bom porto. No entanto, mesmo sendo um Demónio é impossível não se gostar da criatura.


Numa palavra: ADOREI! Já tinha saudades de encontrar um livro que me preenchesse e me arrancasse da realidade como este.

Recomendo! 4.5* no Goodreads.

Boas leituras,



Sem comentários:

Enviar um comentário