domingo, 14 de julho de 2013

Os Três Reinos (Saga das Pedras Mágicas #5) Sandra Carvalho

Sinopse:

A literatura fantástica conhece neste momento um estado de desenvolvimento que a aponta no caminho do crescimento. A Presença iniciou a colecção «Via Láctea», dedicada a este género, em 2002, tendo Sandra Carvalho passado a incluir um leque de ilustres autores em 2005, constituindo-se como a primeira escritora portuguesa a figurar na colecção. Na realidade foi a primeira voz feminina a dar cartas e a conquistar um vasto público, fidelizando-o desde o primeiro instante com a sua série A Saga das Pedras Mágicas, da qual já fazem parte quatro volumes. Agora na quinta história, encontramo-nos no ponto em que as sombras da morte e da guerra alastraram sobre o Norte do Mundo e Thora, a loba prateada, desespera ao saber do destino das suas irmãs. Do Império, a sul, chegam rumores de que aquele que traz consigo o propósito de lançar sobre a Terra a escuridão eterna e absoluta já encarnou o Homem. Que esperança restará aos defensores do Bem, quando até as pedras mágicas da feiticeira Aranwen estão agora nas mãos do inimigo? Estará a profecia dos Três Reinos condenada a perder-se nesta luta caótica sem jamais se concretizar?

Opinião:

Este é o livro desta saga que leio e infelizmente na minha biblioteca só tenho o primeiro volume. Todos os outros foram gentilmente cedidos por uma amiga que tem sido a gasolina literária que alimenta o meu vicio nestes últimos tempos. (Obrigada querida por mais um empréstimo).

Até agora os livros da autora tem-me proporcionado bons momentos de leitura mas nada que me fizesse vibrar os devorar página atrás de página. O facto das páginas serem em papel branco faz com que o contraste aliado aos capítulos muito extensos e com poucos diálogos me levasse a arrastar a leitura. Mas isto aconteceu nos últimos 4 livros porque neste, Sandra Carvalho maravilhou-me. A verdade é que os capítulos continuam a ser extensos e as páginas continuam a ser de papel branco, mas a escrita e a narrativa sofreram alterações que me levaram a querer devorar o livro num piscar de olhos. 

(Bem, em minha defesa alego que queria definitivamente ler o livro até chegar à última página no entanto a vaga de calor chegou e derrubou os meus planos de leitura. )




'Os Três Reinos' continua a contar a história das três filhas do Jarl Throst e da Feiticeira Cathelyn: Edwina, Thora e Freya, que já se deram a conhecer um pouco nos livros anteriores, no entanto é neste volume que brilham e que fazem as delicias dos leitores. Neste livro houve amor e tragédia. Suspense e terror. Gargalhadas e lágrimas (principalmente o final).

Confesso que não estava à espera deste final. Parabéns à autora, foi uma reviravolta e tanto. Contudo e apesar de não ter gostado compreendo a necessidade da autora e depois de ter secado as lágrimas até que faz sentido.

Como leitora gostaria de encontrar a mesma dinâmica de escrita nos próximos 3 livros que faltam para terminar a saga. A autora neste volume conseguiu reunir todos os ingredientes que fazem de um livro um bom livro. De uma história, uma boa história.  

4* para 'Os Três Reinos' foi a minha cotação no Goodreads


Boas leituras,
12 Julho 2013




5 comentários:

  1. Gosto imenso desta coleção! :D
    Ainda não li os dois últimos, "O Filho do Dragão" e "Sombra da Noite Branca", mas vontade para saber como continua e acaba a história não me falta!! ;) o facto de a autora ter demorado tanto a publicá-los fez-me quebrar a rotina de leituras desta saga... :s
    O próximo livro, "A Sacerdotisa dos Penhascos", foi dos meus preferidos! Adoro a Kelda!! *-*
    Espero que gostes!! :D
    Bjnhos e boas leituras! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia gostava de ter os livros desta colecção na minha biblioteca pessoal :) apesar de não ser do meu tipo preferido de livros confesso que começo a ganhar aquela rotina de todos os meses ler pelo menos 1 livro da saga das Pedras Mágicas.
      Quanto à Kelda sim, parece que a história dela e do Halvard vai ser qualquer coisa *.* assim como a do pequeno Thorson e da linda Oriana.

      Espero conseguir em breve ler os livros que faltam (ai crise, porque me persegues :P)

      Beijinho e boas leituras xD

      Eliminar
    2. Sim, compreendo! Eu só tenho 2... Os outros também me foram emprestados! E concordo que, apesar de não serem o meu tipo de livros preferido, lêem-se muito bem e dá gosto ter essa rotina! *-*
      Sim, a história deles é interessante! :)
      Lool, sei bem o que é essa perseguição... :s

      Bjnhos! *

      Eliminar
  2. Uau, acho que foi a primeira vez que deste 4* a um livro da Sandra :)
    Agora ainda me deixaste mais curiosa, diaba!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim foi a primeira vez que lhe dei 4* e podes crer que as merece! Não fosse a vaga de calor aposto que tinha lido o livro em tempo recorde. Mas vai já um aviso :D leva lenços porque o final do livro é qualquer coisa :P

      Eliminar