sábado, 28 de dezembro de 2013

A Bibliotecária de Auschwitz, Antonio G. Iturbe, [Opinião]

Sinopse: 

Auschwitz-Birkenau, o campo do horror, infernal, o mais mortífero e implacável. E uma jovem que teima em devolver a esperança. Sobre a lama negra de Auschwitz, que tudo engole, Fredy Hirsch ergueu uma escola. Num lugar onde os livros são proibidos, a jovem Dita esconde debaixo do vestido os frágeis volumes da biblioteca pública mais pequena, recôndita e clandestina que jamais existiu. No meio do horror, Dita dá-nos uma maravilhosa lição de coragem: não se rende e nunca perde a vontade de viver nem de ler porque, mesmo naquele terrível campo de extermínio nazi, «abrir um livro é como entrar para um comboio que nos leva de férias»






Opinião:

"Os livros são perigosos, fazem pensar." 

Simplesmente um dos melhores e mais completos livros que já li sobre o tema. Antonio G. Iturbe conseguiu reunir nestas páginas verdadeiros relatos fidedignos sobre um dos massacres mais violentos e desumanos da história da Humanidade, o Holocausto.

Gostaria de escrever uma opinião que conseguisse transmitir aos restantes leitores o quão profundo é este livro. Chocante. Real. 

A cada página voltada um misto de sentimentos, raiva, horror, ódio, incredulidade, entre outros, invadiam-me de tal maneira que durante um período de tempo só conseguia visualizar pro detrás das pálpebras a brutalidade que aqueles Judeus, seres humanos de carne e osso sofrerem às mãos de outros ditos seres humanos.

Aos amantes do tema como eu, e mesmo ao público em geral, aconselho vivamente a lerem este relato de Dita, uma rapariga a quem lhe foi incumbido proteger uma pequena biblioteca no inferno na terra. 

5* foi a minha cotação no Goodreads

Um livro fenomenal, boas leituras





2 comentários:

  1. Dos melhores que já li sobre o tema :) se tiveres oportunidade de ler, força. Vais adorar :) os relatos são impressionantes.

    ResponderEliminar