domingo, 10 de novembro de 2013

Recomeço, Filipa Marques [Opinião]

Sinopse:

Aos dezasseis anos, a última coisa que Julie pensava que seria possível tornou-se realidade. De um momento para o outro, perdeu o seu reino, os seus amigos e a sua família.
Agora, aos dezassete, o destino prova-lhe que o futuro não passa apenas pelo mal e um sonho antigo torna-se real. Julie é uma aluna do prestigiado colégio para jovens príncipes e princesas, o Colégio Royalty, no velho continente de Insígnia.
Contrariando todas as probabilidades, Julie encontrou alguém que lhe abriu uma nova porta e na sua mente tempos mais calmos se avizinhavam. Contudo, a sua chegada à nova escola não agradou a todos os alunos e a sua pacifica estadia logo se torna algo mais complexo.
Com a ajuda de Johanne, e sobre o olhar atento de Lady Dalilah, Julie vai iniciar uma nova e possivelmente longa jornada onde nem sempre as coisas vão acontecer como o previsto…


Opinião:

Mais uma vez, uma história very very teen (um colégio numa realidade paralela de príncipes e princesas. Uma princesa que baixou de posto, passou de princesa a plebeia porque o pai perdeu o Reino por causa das dividas. Uma princesa má da fita e um príncipe encantado e um segredo misterioso por descobrir), mas o que deixa muito a desejar são repetições dos nomes e pronomes. 

A escrita essencialmente em tell também não abona nada em favor da história. Era preciso mostrar mais do que contar apenas... A personagem principal, Julie, chora em todos os capítulos.

O prefácio está muito bem escrito e chama verdadeiramente à atenção. (Foi escrito por um jornalista)

Gostei da 'lição' que ela dá (ou tenta passar) sobre discriminação dos estatutos económicos e sociais, ainda que não tenha sido excelente na forma como o fez. Mas percebi a ideia. 

A melhor personagem na ficção foi a Jo. Uma personagem com quem criei bastante empatia. Realista, verdadeira. Com cabeça, tronco e membros.


1.5* foi a cotação que atribuí no Goodreads

Boas leituras, 


Sem comentários:

Enviar um comentário