«Eu sou aquela rapariga.
Eu sou o espaço entre as minhas coxas, a luz do sol a derramar-se entre elas.
Eu sou a auxiliar de biblioteca que se esconde na "Fantasia".
Eu sou a aberração de circo enclausurada em cera.
Eu sou os ossos que eles querem, ligados num molde de porcelana.»
Viajei na terra dos Corações Gelados devido às inúmeras leitoras que me escreveram a contar a sua luta com distúrbios alimentares, auto mutilação e sensação de andarem perdidas. A sua coragem e sinceridade puseram-me no caminho para encontrar Lia e ajudaram-me a compreender a sua devastação. Embora não seja uma história da vida real, Lia foi inspirada nessas leituras, e por isso lhes estou muito grata.
Opinião:
Corações Gelados é história muito intensa sobre a vida de Lia, uma jovem que não consegue viver com sua imagem e, pior ainda, com o seu próprio peso. O relato em livro de uma realidade comum a tantas jovens por este mundo fora.
Gostei da temática, gosto de ler tudo o que tem o seu quê de facto verídico, no entanto existiu aqui alguma coisa ao longa da narrativa que me impediu de visualizar e contextualizar algumas passagens. Talvez a escrita da autora não tenha conseguido dotar as palavras com a magia de que necessitaria para que o desenrolar da história se desse com mais naturalidade.
Este livrinho foi ganho num passatempo da editora ASA. Não conhecia a autora mas fiquei curiosa e brevemente tentarei ler o outro livro dela já publicado em Portugal.
Não me alongo muito mais na opinião visto tratar-se de um tema bastante sensível e que pode ferir susceptibilidades.
Boas leituras,
10 Junho 2013
Sem comentários:
Enviar um comentário