sábado, 31 de agosto de 2013

As leituras de Agosto 2013 [Balanço]


Meu querido mês de Agosto!


Exacto, amiguinho! Whaaaaaaaaaaaaaat, mesmo! 
Meu desgraçado mês de Agosto, quero eu dizer.

*


Não há margem para dúvidas! 
Todos os factos foram confirmados e a verdade é só e penas uma: o mês de Agosto no que a leituras, escritas e tudo o que tenha a ver com letras no geral foi uma completa desgraça!


Shame on me! I know :( 


 Não sei se foi do calor, das tardes passadas na piscina ou da preguiça que se tornou a minha melhor amiga este mês, mas a verdade é que estes foram os livros que consegui ler. 
Espero e, Setembro recuperar a média de livros lidos e que as coisas voltem ao normal. 

E vocês? Como foram as vossas leituras este mês?

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ligação - Opinião by Filipa Lima







A Filipa Lima é de Coimbra mas esteve presente na apresentação do livro Ligação no passado dia 01 Junho de 2013 na Biblioteca Municipal Raul Brandão em Guimarães.






 Quando comecei a ler, fiquei agarrada à história e só o "larguei" quando terminei!



A Filipa atribuiu 5* ao livro no Goodreads.






Antes de mais quero dar-te os PARABÉNS pelo livro!!! 

Já o li e estou mortinha para que venham os restantes... a história é muito interessante e cativa mesmo o leitor. 

Quando comecei a ler, fiquei agarrada à história e só o "larguei" quando terminei! 

De certo que estás a ter muito sucesso e espero que consigas fazer os próximos lançamentos o quanto antes! 



quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O funeral da nossa mãe, Célia Loureiro [Opinião]


Sinopse:

Quando Carolina Alves se suicida, aos 58 anos, deixa um último pedido: o de que as suas três filhas se reúnam no seu funeral, na pequena povoação (fictícia) de Vila Flor, Alto Alentejo.Quer que participem na festa em honra da padroeira da mesma, pondo de lado o decoro esperado de três órfãs.

Luísa emigrou para França, é viciada em trabalho e despreza o seu passado. Praticamente jurara não voltar a pisar a vila da sua infância. Cecília, recentemente casada, é pianista de fama relativa e acabara de se mudar definitivamente para Vila Flor. Inês, que dedica a sua juventude às causas políticas, mal recorda um pai de quem se vai falar bastante e que morreu num trágico acidente de carro em vésperas de Natal...

Com a ajuda de Elisa, única irmã de Carolina, vão desvendar ao longo de quatro dias o passado inesperado da mãe, que não é bem aquilo que tinham julgado, e que cometeu um acto indesculpável para prender, há trinta e oito anos atrás, aquele que viria a ser o pai das suas três filhas...


Opinião:


'O funeral da nossa mãe' tem como palco a bonita cidade de Vila Flor situada no Alto Alentejo e retrata a história de três irmãs. Mulheres ligadas por um laço de sangue mas que no entanto seguiram e viveram vidas absolutamente distintas umas das outras, com personalidades fortes e vincadas e que no entanto se voltam a juntar devido a uma tragédia.

Carolina Alves, mãe de Cecília, Luísa e Inês comete suicídio aos 58 anos de idade e a sua morte acaba por juntar as filhas que após tantos anos separadas se reúnem para se depararem com revelações que mudarão para sempre as suas vidas.

A autora começa por nos situar no plano temporal e geográfico e depois começa a apresentar as suas personagens: Carolina Alves, arrependida no seu quase leito de morte mas muito convicta quanto ao seu destino. Cecília, uma representante da típica mulher artista, eterna sonhadora que toca piano como ninguém. Luísa, uma mulher de pelo na venta. Destemida, forte e muito pratica. Uma mulher de negócios, que veste fato e quase usa gravata. Emigrante em França onde conseguiu pelo menos realizar a sua vida profissional. Inês, a mais jovem das três irmãs com uma boca que não conhece limites e que julga os homens todos pelo mesmo peso e medida até que conhece um homem que vem marcar toda a diferença.

A minha estreia com a jovem autora portuguesa Célia Loureiro foi o seu segundo livro 'O Funeral da Nossa Mãe'. A obra foi editada e publicada pela Alfarroba, tal como o seu primeiro livro 'Demência'.

Infelizmente para mim penso que ainda não tenho maturidade suficiente para saber apreciar como deve ser uma obra deste calibre. A escrita da Célia é sublime e tocante. Os pormenores, as descrições, as estruturas das personagens, do enredo, da trama, tudo foi pensado e está em absoluto equilíbrio, é mesmo uma ESCRITORA com letras maiúsculas mas o tipo de romance não é a minha zona de conforto.

A leitura foi demasiado lenta e confesso que estive para desistir do livro algumas vezes. Sei que me estou a repetir mas, como disse ainda há pouco, não tenho maturidade para saber apreciar e degustar como deve de ser um livro destes pelo que não me vou desfazer dele e muito provavelmente num ano destes voltarei a pegar nele e, quem sabe, não encontro aquilo que perdi durante esta leitura?

Apesar de não ter subido ao paraíso das letras com este romance não posso deixar de salientar o talento da Célia. 

Parabéns e muito sucesso. 
Boas leituras,






Obs: Leitura Tuga Agosto (Desafio lançado pela escritora/autora e blogger Andreia Ferreira no seu blog http://d311nh4.blogspot.pt)

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O beijo das sombras (Merry Gentry #1) Laurell K. Hamilton [Opinião]


Sinopse: 

Entre num mundo emocionante, voluptuoso, e tão ameaçador quanto belo. Onde dominam paixões ardentes de seres imortais, outrora adorados como deuses ou demónios.
Os mais supremos seres sobrenaturais são fadas Sidhe, uma raça tão bela e poderosa que foi em tempos adorada como os deuses. Não só são luxuriosos, como incrivelmente bons amantes. Quando têm sangue real... são literalmente viciantes. Fadas de sangue puro não toleram as cidades e raramente vivem entre os humanos. Mas Meredith Gentry não é de puro-sangue. Ela tem sangue humano e por isso é mortal. Talvez também por isso, sinta que não pertence a lugar nenhum. Meredith Gentry, princesa da corte real das Fadas, faz-se passar por humana em Los Angeles, onde trabalha como detective privada. Mas, agora, o carrasco da rainha foi enviado para a levar de volta para casa - quer ela queira quer não. Subitamente, Meredith vê-se como um mero peão encurralado nos terríveis planos da sua tia. A tarefa que a aguarda: desfrutar da companhia constante dos homens imortais mais bonitos do mundo. A recompensa: a coroa - e a oportunidade de salvar a sua vida. O castigo por fracassar: a morte.


Opinião:

Merry é a princesa Meredith. Um membro da realeza Sidhe que anda fugida da corte há mais de três anos. No entanto, enquanto ela tenta uma vida mais ou menos normal longe da corte eis que ela recebe a visita peculiar de dois membros internos da corte da Rainha que querem a toda a força protegê-la e leva-la de volta à corte para que possa recuperar os três anos que viveu apartada da sua gente e dos seus costumes.

Sou fã da Laurell K. Hamilton, gostei muito dos dois primeiros livros da sua outra série publicada em Portugal, Anita Blake. No entanto este livrinho aqui não me convenceu. Nada de extraordinário. Nada de especial. É um daqueles livros que li mas que não me levou ao paraíso das letras. 

O inicio é muito lento e a acção só começou a partir da página nº 100 +/-. Gostei das informações e distinções entre as cortes Seelie e Umseelie e sobre o mundo Sidhe em geral mas não posso dizer que fiquei fã.

2* foi a minha cotação no Goodreads.


Boas leituras,




Ligação - Opinião by Café com livros 21


Mafalda
Administradora do blog Café com livros 21 

(A presente opinião surge no âmbito do desafio E.E.B.B. podem ficar a saber mais sobre o mesmo aqui


Confesso que não fazia ideia do que encontraria nesta leitura. Não tinha conhecimento do livro e só depois de ter sido abordada pela autora e no seguimento do E.E.E.B. apresentado pela mesma, é que fiquei a conhecer o livro, a capa, sinopse, booktrailer... etc etc etc. 

Antes de começar quero deixar bem claro que a minha opinião é meramente como leitora assídua e compulsiva que sou e sem qualquer tipo de especialidade na matéria. Além disso, como já li em muitas opiniões na blogosfera, as opiniões valem o que valem. 

Começando pela capa, gosto imenso da conjugação das cores, sem bem que a parte do olhar poderia ter sido mais cuidada na escolha. Uma vez que se trata de um livro de fantasia urbana, romance paranormal, os ilustradores poderiam ter escolhido um olhar mais especial e não um simples e banal par de olhos castanhos. 

Outro ponto foi o facto de ter encontrado pelo menos 3 sinopses do mesmo livro mas em sites diferentes. Não que considere um ponto negativo ou positivo o facto de ter 3 sinopses. Acabei por pensar nisto quando me deparei com a situação ' Ok, pelo menos os leitores têm opção de escolha já que têm 3 diferentes para escolher'. Pessoalmente gosto da que encontre tanto no Goodreads como no blog da autora. Acho que é uma sinopse com conteúdo q.b. Nem conta demais nem conta de menos. 

Relativamente ao booktrailer, tiro o meu chapéu a quem o realizou. Está espectacular. Muito apelativo. Muito diferente. Misterioso e o melhor de tudo, é de curta duração.


E agora, o que dizer em relação à história? Surpreendeu-me em vários aspectos e digo-vos, se me tivessem passado a história para as mãos sem em dizerem que a autora era portuguesa, passaria bem por uma história traduzida de um/a qualquer autor/a americano/a. 
Jessica é uma jovem que vive na periferia da sociedade concentrada nos seus próprios problemas e na sua vida que nunca fora fácil até que uma certa noite o difícil assume uma nova definição quando ela se vê praticamente num confronto frente a frente com a morte e acaba por ser catapultada pelo destino para uma realidade completamente paralela à sua e a maioria dos seres humanos. 
Leonardo, é um dos Anjos Negros que além de outras prioridades encarrega-se de salvar os humanos de criaturas malévolas que percorrem a noite em busca de presas. Guerreiros milenares que apesar da conotação do nome, desta vez estão do lado do bem. 



O início da história prendeu-me logo nos primeiros capítulos, talvez por ter aquela carga de boa disposição bem presente desde as primeiras páginas. Gostei do refresh da história em relação a um tema tão 'batido' como são as histórias de vampiros e anjos e demónios, entre outros.

Gostei do ambiente criado pela autora, nunca estive em Nova Iorque é certo, mas várias vezes durante a narrativa dei por mim a visualizar as situações como se fosse um cidadão nova-iorquino e conhecesse a cidade como a palma das minhas mãos. 

Gostei do romance entre as personagens principais e percebi o porquê de elas se envolverem tão rapidamente. O título do livro é a chave para esse desenvolvimento. No entanto, apesar de ter sentido uma grande empatia com as personagens principais deste livro, não posso descurar as restantes. E mais uma vez aqui nota-se a capacidade fantástica que esta jovem tem para imaginar e criar.

Os guerreiros que pertencem ao corpo de elite da raça: Luthian, A'larick, Zelasthiam, D'Drake e Winnd, estão bem estruturados e apresentados. Cada um forte nas suas características mas que ao mesmo tempo nos deixam em suspense para que na devida altura, no livro que lhes dará tempo de antena, fiquemos a conhecê-los ainda melhor. As raças e os nomes apresentados por Soraia Pereira também estão interessantes e imaginativos, e muito bem conseguidos. 

Os ambientes, as situações de acção, as lutas, são outros aspectos em que se nota que a autora teve o cuidado de fazer investigação de forma a que o conteúdo da história, as pontes de ligação entre as personagens, o enredo e as acções fossem o mais credíveis possíveis e isso verifica-se também nos diálogos.

As respostas e as perguntas vão de acordo com as situações geradas na narrativa e isso faz com que o leitor se identifique. A linguagem é simples e aqui talvez a autora devesse melhorar um pouco o 'aspecto' da sua escrita. Eu sugeria que numa próxima revisão ou próximos volumes diminuísse os 'meus' que fomos encontrando. Não é que no dia-a-dia as pessoas não falem assim, porque falam. Mas a nível da leitura cansa um pouco. 

Outro ponto muito positivo e também aqui me caiu o queixo foram as cenas sensuais e sexuais que a autora inseriu no seu Ligação. São absolutamente deliciosas e picantes que trouxe uma dinâmica mais caliente à história. Parabéns, adorei estas partes.

E por fim tenho de salientar a componente humorística. Nota-se que a autora é uma pessoa divertida e sarcástica porque transpôs muito disso para a sua história. Dei por mim a dar altas gargalhadas e a chorar de riso com respostas e situações muito hilariantes. 

Eu sou fã de Sherrilyn Kenyon, Lara Adrian e J.R.Ward e encontrei neste ligação muitas influências destas autoras o que para mim só mostra que esta jovem portuguesa soube onde se inspirar, no entanto conseguiu fazer algo que vale imenso para mim. Conseguiu deixar a sua marca enquanto autora.

A opinião da Mafalda está também disponível no seu blog Café com livros 21 e Goodreads 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Entrevista no Bloco de Devaneios




 Bloco de Devaneios é um blog literário e no passado dia 24 de Agosto a Vanessa (administradora) postou no seu cantinho uma pequena entrevista sobre o meu trabalho enquanto escritora/autora nas comemorações do aniversário do seu blog.




Carrega na imagem para acederes ao resto da entrevista


Uma vez mais obrigada ao Bloco de Devaneios pelo interesse e divulgação. 
Que estejas pela blogosfera por muitos e muitos anos. 
Felicidades

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Gula Perversa (Série Lizzy & Diesel #1) Janet Evanovich [Opinião]

Sinopse: 

A vida de Lizzy Tucker não pode ser mais confortável: mudou-se recentemente para uma casa histórica que herdou em Salem, no Massachusetts, e acaba de tornar-se chef na Dazzle's, uma das pastelarias mais visitadas da cidade. Mas a esperança por qualquer tipo de normalidade evapora-se quando dois homens entram de rompante na sua vida: o sombrio Gerewulf Grimoire, e Diesel, um homem lindíssimo e de aparência angelical. Grimoire procura as Pedras de Saligia que estarão, diz-se, em Salem. Esses sete talismãs — representativos de cada um dos sete pecados mortais — dão poderes assustadores a quem os detenha. Diesel é um homem com uma missão: parar Grimoire a todo o custo. Só precisa de convencer Lizzy de que apenas ela será capaz de manter o vilão longe dos talismãs. Mas, para que isso aconteça, Diesel quer protegê-la todo o dia… e toda a noite. Estes talismãs têm efeitos estranhos sobre si, enchendo-a de apetites e desejos súbitos. Com dois homens no seu encalce, e sentindo-se estranhamente atraída por ambos, como irá ela escapar à espiral de emoções em que se vê envolvida?

Opinião:

Gula Perversa é o primeiro livro da série Lizzy & Diesel da autora Janet Evanovich publicada em Portugal pela editora Topseller. Este livro trás até ao leitor um conceito já conhecido, sobre os 7 pecados mortais, mas desta vez camuflados em talismãs ou objectos poderosos que, quando reunidos se transformam numa arma poderosa e por si só, altamente perigosa.

Lizzy considera-se uma pessoa normal, que tem como profissão a arte de fazer cupcakes para uma pastelaria situada em Salem até ao dia em que Diesel, um pedaço de mau caminho aparece na sua vida e a começa a virar de pernas para o ar ao mesmo tempo que a introduz a toda à força num mundo totalmente diferente, onde os humanos convivem com os Inomináveis, que são seres com poderes de percepção especiais e que conseguem detetar as tais pedras referentes aos sete pecados mortais.

Este é o segundo livro da Janet Evanovich que leio e por acaso foi quase um a seguir ao outro. Confesso que no primeiro livro que li da autora, o 'Perseguição Escaldante' não fiquei lá muito convencida. É certo que a história estava interessante e até me fez esboçar uns meios sorrisos mas nada que me levasse ao sétimo céu literário e quando comecei a ler este tive receio de que a leitura acabasse por ser insatisfatória. Felizmente enganei-me.

Gosto da capa, é interessante e apelativa. Boas cores e boa conjugação das imagens. Leva o autor a perguntar-se: o que será que retrata este livro? Adorei o facto de os capítulos serem pequenos. O tipo de papel também é dos que mais gosto de encontrar num livro porque com a sua cor creme não dificulta tanto a leitura. É mais agradável à visão. Mas para mim os pontos mais positivos vão para os diálogos. Mais de 90% do livro são diálogos. O sentido de humor das personagens e a escrita simples e descontraída. 

Gostei muito deste livrinho e de ter entrado no mundo caótico de Lizzy e Diesel, mais uma série para seguir.

3* para este livro no Goodreads

Boas leituras,
06 Agosto 2013


terça-feira, 6 de agosto de 2013

Ligação - Opinião by Ana Filipa Pereira





"Uau, gostei mesmo muito!"


Não costumo ler. 
Não tenho lá muito tempo e no início só li porque ter uma irmã a escrever é uma coisa estranha lol lol lol o pior no meio disto tudo é que agora fiquei viciada! Uau, gostei mesmo muito. 


Onde é que disseste mesmo que tinhas as outras histórias guardadas?! 


Não é por ser minha irmã mas a história está espetacular. Gostei muito.


5* foi a cotação da Ana Filipa no Goodreads.
Obrigada mana ;) 

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Ligação - Opinião by Liliana Faria




Não li este livro de uma assentada, a verdade é que fui lendo…Sabia perfeitamente onde tinha parado, tinha em mente o local e a situação, penso que na verdade também eu lá estive. 

Quando isto me acontece é bom sinal! Embora não seja o género que costumo ler, gostei muito da experiência. Autora Vimaranense, minha vizinha e prima, primeira experiência como autora…não será o máximo? 

Sem dúvida nenhuma que está de parabéns! Espero com ansiedade o seguimento desta história.




4* foi a cotação da Liliana Faria no Goodreads.

domingo, 4 de agosto de 2013

Ligação - Opinião by Algodão doce para o cérebro


Mafi 
Administradora do bloAlgodão Doce para o cérebro 

(A presente opinião surge no âmbito do desafio E.E.B.B. podem ficar a saber mais sobre o mesmo aqui)


Desafiada pela autora não quis deixar de ler o seu primeiro livro "Ligação" primeiro volume da série Anjos Negros. Confesso que já não lia nada de paranormal adulto há imenso tempo e portanto este livro veio mesmo na altura certa. "Ligação" revelou-se uma leitura bastante rápida, mas desenganem-se que isso signifique um livro fraco. Nada disso.

Primeiro, começando pelo world-building, achei bem explicado e com sentido, sem coisas disparatadas e impossíveis, pois mesmo em livros de fantasia há coisas que para mim têm de bater certo. Todas as raças que a autora criou, embora não sendo originais foram minimamente bem explicadas e bem introduzidas. Gostei do paradoxo entre serem anjos negros, normalmente associados ao mal,  mas desta vez serem os bons. Gostei da irmandade apresentada mas digo que não gostei do nome Leonardo, porque não tem nada a ver com os outros nomes que era mais estrangeiros e místicos. Gostei das descrições das Sombras e claro de os líderes dos clãs serem mulheres, faz  todo o sentido! Acabei apenas por ter pena que a acção não se passasse em Portugal, em lugares que alguns de nós poderiam se identificar. 


Quanto às personagens admito que não morri de amores pelos protagonistas. Gostei do Leonardo, a personagem em si estava bem construída, conhecemos os seus medos/sonhos..etc mas não criei empatia suficiente com ele. Quanto à Jessica, achei-a fraca e não simpatizei nada com ela. Ela cai ali de pára-quedas e durante umas boas páginas a sensação que me deu é que foge, mete-se em apuros novamente e dorme ou fica presa no quarto. Só mais a meio  é que sabemos que está desempregada e conhecemos-lhe alguns dos ex-namorados mas e família e amigos?  
Ela vê-se em perigo e não tenta pedir ajuda a ninguém fora daquele mundo, achei que ela aceitou muito bem a sua condição. 
Como não tem ninguém, ficando a imagem de coitadinha, não tem ninguém que a salve..acho que família ainda poderia entender, agora não ter nenhum amigo? Um pouco difícil de engolir mas pronto.

Também não gostei o facto de estar sempre em apuros e de ser socorrida mas por outro lado gostei de algumas respostas tortas que ela dava. 

Gostei bastante do A'larick, adoro personagens assim atormentadas ou que não desvendam verdadeiramente o que sentem. Espero que ela tenha um livro dele e que seja uma mate fixe! O Matt, adorei o seu lado cómico e o papel que teve mais para o final e o Caleb por, apesar de ter o pai que tem, é leal aos seus amigos.

Sendo um romance sobrenatural, achei a parte sobrenatural bem explicada não sendo totalmente inovadora, gostei da guerra entre os Anjos e as Sombras. Quanto ao romance, achei-o um pouco meloso, contudo a autora leva um ponto extra pelas cenas sexuais que estavam bem descritas

Não gostei muito da linguagem em algumas situações, deu um ar de banal e vulgar às personagens, normalmente em situações de perigo. Já em cenas da irmandade não vejo tanto mal, porque é normalmente a linguagem usada pelos homens. 

Quanto à revisão, encontrei maioritariamente falta de acentos e algumas vírgulas a mais. A construção das frases por vezes também é confusa ou soa mal. Algo que me incomodou foi o uso do nome próprio repetidamente, várias vezes num só parágrafo.

Em conclusão, foi um livro que se lê muito bem, acho que teve um início óptimo, apesar de mais para o final ter uma ou outra página mais aborrecida e um fim picante! Mas em geral eu gostei e irei ler os próximos volumes. 


A opinião da Mafi está também disponível no seu blog Algodão Doce para o cérebro e Goodreads